Suzana Moreira
Nascimento: ~ 1560
Origem: São Paulo, Brasil

Nasceu por volta de 1560, provavelmente em São Paulo.

Foi a terceira dentre os doze filhos do português Capitão-mor Jorge Moreira e da brasileira Isabel Velho, a Filha.

Casou-se em São Paulo, SP, com o português Gaspar Pedroso.

Após a morte de Gaspar, Suzana casou-se pela segunda vez, com o açoriano Governador Pedro Álvares Cabral (parente e homônimo do descobridor do Brasil).

Além dos dois filhos e três filhas citados acima, Suzana teve, do primeiro casamento, mais três filhas:

1.1. Isabel Pedroso (Moreira), casada com o português Francisco Rodrigues de Sarzedas.

1.2. Maria Pedroso (Moreira), casada com o francês Cláudio Furquim Francês, nascido em Nancy, filho de Estevão Furquim (Etienne Fourquin) e de [...]. Após a morte de Maria, Cláudio casou-se pela segunda vez, com Maria da Silva, filha de Matheus Leme e de sua primeira esposa, Antonia de Chaves. Após a morte de Maria da Silva, Cláudio casou-se pela terceira vez, com Anna Maria de Camargo, filha do castelhano Jusepe Ortiz de Camargo e da brasileira Leonor Domingues, a Neta.

1.3. Inês Pedroso, casada com João Leite Furtado, filho de Paschoal Leite Furtado e de Isabel do Prado. João faleceu em 1616, e Inês casou-se pela segunda vez, com Thomé Martins Bonilha, viúvo de Leonor Leme (filha de Matheus Leme e de sua primeira esposa, Antonia de Chaves), e filho do castelhano Francisco Martins Bonilha e de Antonia Gonçalves (Bonilha). Inês faleceu em 1636, e Thomé em 1660.

 

[+] Fontes e comentários