Capitão Raphael Antonio Leite do Canto
Nascimento: 16-Fev-1781
Origem: Santana de Parnaíba, SP

Nasceu em 1781, em Santana de Parnaíba, SP (batizado em 16 de Fevereiro de 1781).

 

Aos dezaseis dias do mes de Fevereyro de mil sette centos oytenta e hum annos, nesta Igreja Matriz, o Reverendo Padre Felippe de Santiago Xavier, sacerdote secular, com licença minha, bautizou e poz os santos oleos ao innocente RAFAEL, filho legitimo de Domingos Francisco Leyte do Canto e de sua mulher Anna de Arruda Leme; foram padrinhos Ambrozio Martins e sua mulher Anna de Abreu, moradores nesta freguezia, de que faço este assento em que me assigno. Dia mes e anno ut supra.

 

Foi o oitavo dentre os doze filhos de Domingos Francisco Leite do Canto e de Anna Maria de Arruda Leme.

 

Estam cazados por habilitação RAFAEL ANTONIO LEITE DO CANTO, filho legitimo de Domingos Francisco Lte do Canto e de sua mer Anna de Arruda Leme, com a D. Rita Joaquina de Oliveira, filha de pais incognitos. O contrahente natural e baptizado na Villa de Parnahiba, e a contrahente nal e baptizada na Cide de S. Paulo, e de prezente moradores na Freguezia do Collegio de Arassariguama, por Despacho do Exmo Rmo Sor Bispo.

 

Casou-se em Setembro de 1800, em Araçariguama, com Rita Joaquina de Oliveira filha natural do Coronel Policarpo Joaquim de Oliveira e de [...].

 

Aos dezasette dias do mez de Abril de mil de mil oito centos e trinta e nove annos, nesta Matriz de Nossa Senhora da Penha de Arassariguama, sendo pelas trez horas da tarde, dipois de feitas as deligencias do estillo, com Provisão do Illmo. Snr Vigro Ger e Prov, e ddespençados no parentesco de affenidade no 4º grao misto ao terceiro em linha transversal, em minha prezença e das testemunhas abaixo assignadas, se receberão por marido e mulher com palavras de prezente solemnemente e como he costume, o Capitam RAFAEL ANTONIO LEITE, viúvo por falecimento de Donna Ritta Joaquina de Oliveira, com Donna ANNA JOAQUINA DE OLIVEIRA, filha natural do Tenente Antonio Barbosa Fagundes, todos desta Paroquia, e logo lhes conferi as bênçãos nupciaes na forma do Ritual Romano.

 

Após a morte de Rita, Raphael casou-se pela segunda vez, em 17 de Abril de 1839, em Araçariguama, SP, com Dona Anna Joaquina de Oliveira, filha natural do Tenente Antonio Barbosa Fagundes e de [...].

Raphael faleceu após 1844.

Foi pai de doze filhos e seis filhas:

[do primeiro casamento:]

1.1. Alferes Joaquim José de Oliveira, casado com Emilia Joaquina de Oliveira, filha de Manoel Francisco e de [...]. Foram pais de:

2.1. Rita Joaquina de Oliveira, nascida em 6 de Dezembro de 1838, em Araçariguama. Casou-se em 18 de Dezembro de 1862, em Araçariguama, com seu tio, João Baptista de Oliveira [citado em 1.8.].

1.2. Generoso José de Oliveira, nascido em 1803, em Araçariguama (batizado em 18 de Novembro de 1803). Casou-se em Piracicaba, SP, com Antonia Joaquina de Camargo, nascida em 1823. Generoso faleceu antes de 1874, e Antonia Joaquina faleceu em 3 de Março de 1874, em Piracicaba. Foram pais de:

2.1. Benedita, nascida em 6 de Dezembro de 1837, em Araçariguama.

2.2. Joaquim, nascido em 9 de Junho de 1838, em Araçariguama (batizado em 29 de Junho de 1868).

2.3. Maria Justina de Oliveira, casada em 14 de Julho de 1858, em Piracicaba, com Antonio José Claudino, filho de Martinho Bernardino Claudino e de Anna Angélica de Arruda.

2.4. Rafael Antonio de Camargo, casado em 30 de Dezembro de 1862, em Piracicaba, com Guilhermina Cândida de Siqueira, filha de M... Siqueira e de Manoela Jacinta do Amaral.

2.5. Mariano José de Oliveira, casado em 10 de Junho de 1865, em Piracicaba, com Augusta Pereira de Almeida, filha de Antonio José da Cunha e de Humbelina Pereira de Almeida.

2.6. Anna Eugenia de Oliveira, casada em 1º de Fevereiro de 1868, em Piracicaba, com Emílio Bourgogne.

2.7. Antonio Guedes de Oliveira, nascido em Piracicaba. Casou-se em 29 de Maio de 1869, em Piracicaba, com sua prima, Corinna Eugenia de Oliveira, filha natural do Ajudante Mariano José de Oliveira e de Maria Reinhardt.

2.8. Sebastião Antonio de Oliveira, casado em 28 de Maio de 1872 (ou 1873), em Piracicaba, com Benedita de Oliveira Leme.

2.9. Francelina, nascida em 19 de Setembro de 1855, em Piracicaba.

1.3. Ajudante Mariano José de Oliveira, casado em 1826, em Camandocaia, SP, com Eulália Maria de Toledo, filha do Cadete Joaquim Carlos de Toledo Ribas e de Theresa Maria de Mello. Mariano teve também filhos naturais, em Passo Fundo, RS, com Maria Reinhardt, filha do alemão Johann Georg Reinhardt e da alemã Ottilia Schweitzer.

1.4. José Leite do Canto, nascido em 1810, em São Paulo, SP (batizado em 25 de Maio de 1810).

1.5. José Maria de Oliveira, nascido em 1811, em Araçariguama (batizado em 17 de Dezembro de 1811). José Maria faleceu antes de 1904. Solteiro.

1.6. Manoel Francisco de Oliveira, casado em São Paulo, SP, com [...].

1.7. Felício José de Oliveira. Felício faleceu antes de 1904. Solteiro.

1.8. Maria da Anunciação de Oliveira Leite do Canto, nascida em 1814, em Araçariguama (batizada em 1º de Maio de 1814). Casou-se em 21 de Março de 1830, em Araçariguama, com seu tio paterno Albano Leite do Canto (viúvo de Anna Antonia de Godoy de Toledo, filha de José de Toledo Piza e de Francisca Rosa de Godoy), nascido em Santana do Parnaíba, filho de Domingos Francisco Leite do Canto e de Anna Maria de Arruda Leme. Sem filhos deste casamento. Após a morte de Albano, Maria da Anunciação casou-se pela segunda vez, com o cirurgião Doutor Torquato Leitão. Maria da Anunciação faleceu em 1838, em São Paulo, SP, e foi inventariada em São Roque.

 

 

Albano e Maria da Anunciação residiram em Piracicaba.

 

Maria da Anunciação foi mãe de:

[do primeiro casamento:]

2.1. Antonia Emília do Canto, nascida em Piracicaba. Casou-se com Felisberto José Cardoso (Dindinho), nascido em Laguna, SC, filho de Felisberto José Cardoso e de Lucinda Teodora. Felisberto faleceu em Piracicaba, e Antonia casou-se pela segunda vez, com Manoel Ernesto de Mattos, filho do Capitão Bento Francisco de Mattos e de Manoela Angélica César. Antonia faleceu em Piracicaba.

2.2. Albano Leite do Canto, nascido em 2 de Março de 1834, em Piracicaba. Casou-se com Felicidade Rosa de Oliveira.

2.3. José Maria Leite do Canto, casado com Maria Isabel da Silva Braga.

 [do segundo casamento:]

2.4. Maria Augusta, casada com seu primo, Paulo Pinto de Almeida, filho de José Pinto de Almeida e de Anna Cecília de Oliveira.

1.9. Anna Cecília de Oliveira, casada em 1836, em Piracicaba, com o português José Pinto de Almeida, filho de Manoel Pinto de Almeida e de Josefa Rosa. Anna faleceu em 1860 e José em 1885, ambos em Piracicaba.

 

 

José veio ao Brasil com a idade de 15 anos, e estabeleceu-se em Piracicaba onde conseguiu fazer uma modesta fortuna, tornando-se "por suas elevadas qualidades um dos homens mais estimados do lugar. De coração bondoso e de honradez que se tornou proverbial, seu nome estava sempre ligado às obras pias, salientando-se a Santa Casa de Misericórdia, para cuja fundação muito concorreu com seus esforços e auxílios pecuniários".

José e Anna residiram em Piracicaba.

 

José e Anna Cecília foram pais de:

2.1. Ambrosina Pinto de Almeida, casada com José Emígdio da Silva Novaes. Ambrosina faleceu em 1905.

2.2. Ricardo Pinto de Almeida, casado em Piracicaba, com Emília Augusta César, filha de Joaquim de Oliveira César e de Marianna Rosa de Oliveira [citados em 2.7.].

2.3. Ambrosina Josefina de Oliveira, nascida em 28 de Setembro de 1840, em Piracicaba. Casou-se com Joaquim Eugênio do Amaral, nascido em Piracicaba, filho de Ignácio Francisco do Amaral e de Maria Angélica do Amaral.

2.4. Jaime Pinto de Almeida, nascido em 19 de Abril de 1842 [ou 1854], em Piracicaba. Casou-se em 1879, em Piracicaba, com Antonia Ferraz de Arruda Pinto, nascida em 1858, em Piracicaba, filha de Fernando Ferraz de Arruda e de Rita de Almeida Prado.

2.5. Eudoxia Pinto de Almeida, nascida em 31 de Março de 1850, em Piracicaba.

2.6. Antonio Pinto de Almeida, casado com Guilhermina Ferraz.

2.7. Maria das Dores Pinto de Almeida, casada com Claudino de Almeida César, nascido em Sorocaba, filho de Joaquim de Oliveira César e de Marianna Rosa de Oliveira [citados em 2.2.].

2.8. Eulália Pinto de Almeida, nascida em 1852. Casou-se em 1872, em São Paulo, SP, com Carlos de Almeida Barros, nascido em 1850, em São Paulo, SP, filho de Pedro Domingues Paes Leme e de Maria Joaquina Paes de Barros. Carlos faleceu em 1912, em São Paulo, SP, e Eulália faleceu em Maio de 1923, em Piracicaba.

2.9. Anna Pinto de Almeida.

2.10. José Pinto de Almeida Junior, casado com Maria Gaudência da Silveira, filha de Thomás da Silveira Moraes e de Escholástica Pedroso de Almeida.

2.11. Maria da Soledade Pinto de Almeida.

2.12. Paulo Pinto de Almeida, casado com sua prima, Maria Augusta da Silva Pinto (Maria Augusta da Silva de Almeida), filha do Doutor Torquato Leitão e de Maria da Anunciação de Oliveira Leite do Canto [citados em 1.8.].

2.13. Sebastião Pinto de Almeida.

1.10. Antonia de Jesus.

 

 

Antonia foi freira no convento de Santa Theresa em São Paulo.

 

1.11. Antonio José, nascido em 10 de Outubro de 1826, em Araçariguama (batizado em 13 de Outubro de 1826). Casou-se em Campinas, SP, com [...].

 

 

Antonio e sua esposa residiram em Campinas.

 

1.12. João Baptista de Oliveira, casado com sua sobrinha, Rita Joaquina de Oliveira, filha do Alferes Joaquim José de Oliveira e de Emília Joaquina de Oliveira [citados em 1.1.].

 

 

Em 1904, João Baptista e Rita viviam em Araçariguama, SP, e tinham duas filhas casadas.

 

1.13. José Antonio de Oliveira, nascido em 19 de Março de 1830, em São Paulo, SP.

1.14. Antonia Theresa Leite, nascida em 1829, em Araçariguama (batizada em 1º de Janeiro de 1830). Casou-se em 24 de Maio de 1862, em São Paulo, SP, com Francisco Antonio da Silva Silvado, nascido em 1836, em São Paulo, SP (batizado em 2 de Fevereiro de 1836), filho de João dos Santos da Silva Silvado e de Maria Luiza da Cunha.

 

 

Em 1904, Francisco e Antonia residiam em São Paulo, SP.

Francisco foi professor.

 

Francisco e Antonia foram pais de:

2.1. Maria da Silva Silvado, nascida em 1863, em São Paulo, SP (batizada em 16 de Julho de 1863, na igreja da Nossa Senhora da Assunção).

2.2. José da Silva Silvado, nascido em 1865, em São Paulo, SP (batizado em 20 de Agosto de 1865, na igreja da Sé).

2.3. Anna Rita da Silva Silvado, nascida em 28 de Janeiro de 1867, em São Paulo, SP (batizada em 16 de Março de 1867, na igreja da Sé). Casou-se com Augusto José Bueno, filho de José Bueno e de Isabel Neves.

2.4. Claudina da Silva Silvado, nascida em 19 de Setembro de 1870, em São Paulo, SP (batizada em 30 de Outubro de 1870, na igreja da Sé).

2.5. Brasília Eugênia da Silva Silvado, nascida em Itu, SP. Casou-se em 17 de Outubro de 1891, em São Paulo, SP (na igreja do Brás), com Antonio Júlio dos Santos, nascido em 17 de Janeiro de 1867, em São Bernardo do Campo, SP (batizado em 24 de Janeiro de 1867), filho de Antonio Júlio dos Santos e de Francisca dos Santos.

2.6. Joaquim da Silva Silvado, nascido em 27 de Agosto de 1876, em São Paulo, SP (batizado em 14 de Outubro de 1876, na igreja da Sé).

1.15. Manoel Delphino de Oliveira, casado em 14 de Abril de 1866, em Passo Fundo, RS, com Marphiza Marcondes de Quadros, filha de Francisco Marcondes de Quadros e de Cecília Rodrigues Marcondes. Manoel faleceu antes de 1904. Foram pais de:

2.1. Maria de Oliveira, nascida em 1867, em Passo Fundo (batizada em 29 de Junho de 1867).

[do segundo casamento:]

1.16. Raphaela, nascida em 14 de Abril de 1841, em Araçariguama.

1.17. Antonia, nascida em 25 de Março de 1843, em Araçariguama.

1.18. Raphael Tobias, nascido em 12 de Maio de 1844, em Araçariguama.

 

[+] Fontes e comentários