Agostinho de Oliveira Costa
Nascimento: 04-Out-1687
Origem: Lisboa, Portugal

Nasceu em 1687, na freguesia de Santo Estevão de Alfama, na cidade de Lisboa, em Portugal (batizado em 4 de Outubro de 1687).

 

Aos quatro dias do mes de 8bro de seis centos e oitenta e sette annos, bauptisei a AGOSTINHO, fo de Vicente de Olivra e de Anna da Costa, mores no Beco do Maquines, Lapa, foi padrinho Paschoal Franco, mor no Loretto.

 

Filho de Vicente de Oliveira Costa e de Anna Joanna Prestes.

 

Em nove de Abril de mil e sete centos e oito, recebi em face de Igra a AMARTINHO DE OLIVRA, natural de Lxa, com ANA DE BRUM DA SILVRA. TT Dos Furtado, Salvador Roiz Arzão, Ma Afonço, Ana Ma Falcão.

 

Casou-se em 9 de Abril de 1708, em Santo Amaro, SP, com Anna da Silveira Dutra, nascida em 1693, em São Paulo, filha do açoriano José da Silveira Bittencourt e da brasileira Anna Cavalheiro.

 

Aos quinze dias do mês de Novembro de mil Setecentos cincoenta e Sete annos, pelas oito horas da manhã, dadas as tres cannonicas denunciações e não resultando impedimento, na forma do Sagrado Concilio Tridentino, por provizão do Muito Reverendo Doutor Visitador Antonio de Medeiros Pereyra, nesta Igreja de Santo Amaro, donde ambos os contrahentes são freguezes e moradores, em minha prezença, se Receberão por palavras de prezente AGOSTINHO DE OLIVEYRA COSTA, viuvo que ficou de ANNA DA SYLVEYRA, natural e baptizado na Freguezia de Santo Estevão de Alfama da Cidade de Lisboa, filho de Vicente de Oliveyra e de sua mulher Anna Prestes, aquelle da freguezia de Santa Engracia, natural e baptizado, e esta da de Santo Estevão, neto pela parte Paterna de Joanna de Oliveyra e do Avô não dá noticia, e pela materna de Manoel da Costa e de Luiza Prestes, da mesma freguezia, com Domingas Ribeyra, viuva que ficou de Luiz Joze da Sylva, filha de Braz Domingues de Siqueyra e de sua mulher Benta Ribeyra, neta por parte Paterna de Miguel Gonçalves de Siqueyra e de sua mulher Clara Domingues, e pela Materna de Gaspar João do Passo e de sua mulher Simoa Ribeyra, todos naturaes desta freguezia; Sendo testemunhas prezentes Joze da Sylva Teyxeira, cazado, e João de Eiros Ferreyra, solteyro, ambos desta freguezia moradores, pessoas de mim reconhecidas; de que fiz este assento, que com as testemunhas assigney.

 

Após a morte de Anna, Agostinho casou-se pela segunda vez, com 74 anos de idade, em 15 de Novembro de 1757, em Santo Amaro, com Domingas Ribeiro, nascida em 1725, viúva de Luís José Moreira (Luís José da Silva) (filho de José Moreira e de Benta de Santa Rosa), filha de Brás Domingues de Siqueira e de Benta Ribeiro.

Domingas faleceu em 22 de Fevereiro de 1761, em Santo Amaro.

 

Aos vinte e quatro de Novembro de mil e sette centos e secenta e hum, nesta Igreja de Santo Amaro, de manhaã, feitas as denunciassois na forma do Sagrado Concilio Tridentino e Constituiçam, com Provizam do muito Reverendo Doutor Manoel Jozé Vaz, Vigario Geral, em minha prezença e das testemunhas o Capitam Andre Pereira e Joam Domingues Pais, pessoas conhecidas, se cazaram com palavras de prezente, AGOSTINHO DE OLIVEIRA COSTA, viuvo que ficou de Dominguas Ribeira, natural e Baptizado na freguezia de Santo Estevam de Alfama da Cidade de Lisboa, filho de Vicente de Oliveira e de sua mulher Anna Prestes, aquele natural e baptizado na freguezia de Santa Engracia, e esta de Santo Estevão, neto pela parte paterna de Oliveira e de avó nam ha noticia, e pela materna de Manoel da Costa e de Lucia Prestes, da mesma freguezia, com Luzia Vieira, filha de Guilherme Vieira e de sua mulher Joana Moreira da Sylva, ele natural e Baptizado na cidade do Porto, e ela natural desta freguezia, neta pela parte Paterna de Antonio da Sylva Marques e de sua mulher Luzia Vieyra, todos naturais da cidade do Porto, pela materna de Matheus da Sylva e de sua mulher Polonia Moreira, todos naturais desta freguezia; e logo lhe dey as bençois na forma do Ritual Romano, de que fis este assento.

 

Após a morte de Domingas, Agostinho casou-se pela terceira vez, com 78 anos de idade, em 24 de Novembro de 1761, em Santo Amaro, com Luzia Vieira, nascida em 1731, em Santo Amaro, filha de Guilherme Vieira e de Joanna Moreira da Silva.

 

Aos vinte de Setembro de setecentos e setenta e tres, faleceo da vida prezente AGOSTINHO DE OLIVEIRA, casado com Luzia Vieira, de noventa annos de idade, natural da Cidade de Lysboa, com todos os Sacramentos; nam fez testamento, mas deixou um papel que chamou ... sem legado algum por sua alma e só deixou a sua terça a sua filha Anna Maria Vieira no tal papel, por ser totalmente ..., nam nomeou procurador ou Testamenteiro; seo corpo foi mortalhado em pano branco e conduzido para a Igreja na tumba, Sepultado dentro do Cruzeiro desta Igreja de Santo Amaro como Irmam das almas, acompanhado da Cruz da fabrica e da dita Irmandade, e por mim recomendado; para Constar fiz este assento que assinei.

 

Agostinho faleceu em 20 de Setembro de 1773, em Santo Amaro, SP.

Foi pai de dez filhos e quatro filhas:

[do primeiro casamento:]

1.1. Pedro Nolasco de Oliveira, nascido em 1709, em Santo Amaro, SP (batizado em 14 de Fevereiro de 1709). Casou-se em 26 de Agosto de 1727, em Santo Amaro, SP, com Maria José Garcia, filha de Jerônimo Pires e de Simoa Pires.

1.2. José de Oliveira Prestes, nascido em 1611, em Santo Amaro, SP (batizado em 6 de Setembro de 1711). Casou-se em 3 de Setembro de 1736, em Santo Amaro, com Theresa Blanco Machado, nascida em 1717, em Santo Amaro, viúva de Manoel Pinto Machado (filho de Antonio Pinto Guedes e de sua primeira esposa, Theresa Machado), filha de Francisco Machado de Oliveira e de Anna Blanco Pimentel.

1.3. Domingos de Oliveira Ramos, nascido em 1714, em Santo Amaro, SP (batizado em 8 de Abril de 1714). Casou-se em 13 de Outubro de 1732, em Santo Amaro, com Isabel Lourenço Gamarra, nascida em São Vicente, SP, filha de Antonio Lopes Gamarra e de Maria Rodrigues da Conceição.

1.4. Anna de Oliveira Prestes, nascida em 1716, em Santo Amaro, SP (batizada em 15 de Dezembro de 1716). Casou-se com José Madureira de Miranda, nascido em 1710, filho de Diogo Madureira Pinto e de Catharina de Miranda Oliveira.

1.5. Escholástica, nascida em 1720, em Santo Amaro, SP (batizada em 2 de Fevereiro de 1720).

1.6. Antonio, nascido em 1725, em Santo Amaro, SP.

1.7. João de Oliveira Prestes, nascido em 1729, em Santo Amaro, SP (batizado em 26 de Julho de 1729). Casou-se em 1753, em São Paulo, SP, com Joanna Rodrigues Barbosa, filha de Antonio Rodrigues de Medeiros e de Maria de Borba. Após a morte de Joanna, João casou-se pela segunda vez, em 1797, em Santo Amaro, com Gertrudes Maria de Jesus, filha de Ignácio Pires Monteiro e de Joanna Alves de Figueiró.

1.8. Manoel de Oliveira Prestes, nascido em 1732, em Santo Amaro, SP (batizado em 13 de Julho de 1732). Casou-se em 1751, em Santo Amaro, com Serafina de Moraes, filha de Antonio Luiz de Lima e de Theresa de Moraes.

1.9. Joanna de Oliveira Prestes, nascida em 1735, em Santo Amaro, SP (batizada em 3 de Julho de 1735). Casou-se com Thomás Francisco da Silva, nascido em 1730, filho de Manoel Francisco da Silva e de Anna Fernandes de Oliveira.

1.10. Francisco Xavier de Oliveira Prestes, nascido em 1737, em Santo Amaro, SP (batizado em 8 de Dezembro de 1737). Casou-se em 1754, em Santo Amaro, com Úrsula Pires de Lima, filha de José Pires de Mello e de Joanna Fagundes de Siqueira. Após a morte de Úrsula, Francisco casou-se pela segunda vez, em 1797, em Santo Amaro, com Joanna Maria, filha de Miguel Rodrigues da Silva e de Inês Rodrigues de Borba.

[do segundo casamento:]

1.11. Agostinho, nascido em 1758, em Santo Amaro, SP (batizado em 15 de Novembro de 1758).

 [do terceiro casamento:]

1.12. Anna Maria Vieira, nascida em 1762, em Santo Amaro, SP (batizada em 25 de Novembro de 1762).

1.13. Francisco, nascido em 1765, em Santo Amaro, SP (batizado em 25 de Agosto de 1765).

1.14. Joaquim, nascido em 1766, em Santo Amaro, SP (batizado em 19 de Setembro de 1766).

 

[+] Fontes e comentários