Nasceu por volta de 1210, em Portugal.
Filho de Martim Pires de Chacim e de Froile Nunes de Bragança.
Nuno foi Rico-homem.
Foi Aio e Mordomo de Dom Dinis e "muito seu privado".
Em 1261, foi nomeado Meirinho-mor, cargo que exerceu até 1276.
Em 31 de Julho de 1265, tornou-se senhor de Chacim (comprado de Fernão Fernandes Cogominho).
Em 1265, foi nomeado Governador de Bragança.
Em 1279, foi nomeado Mordomo-mor.
Foi Adiantado-mor de Entre-Douro-e-Minho e Beira.
Casou-se com Sancha Pires Correa, filha de Pedro Paes Correa e de Dona Dordia Pires de Aguiar. Após a morte de Sancha, Nuno casou-se pela segunda vez, com Theresa Nunes da Silva, filha de Nuno Mendes da Silva, o Queixada, e de Dona Sancha Paes de Alvarenga.
Nuno teve um filho natural com a Abadessa Maria Gomes de Briteiros, filha de Gomes Mendes de Briteiros e de Dona Urraca Gomes da Silva.
Nuno faleceu em 1284.
Foi pai de sete filhos e seis filhas:
[filho natural, com Maria:]
1.1. Rodrigo Nunes de Chacim, casado com sua prima, Aldonça Martins Tavaya, filha de Martim Pires Tavaya e de Dona Aldonça Paes Marinho.
Rodrigo foi Cavaleiro Fidalgo.
Em 18 de Novembro de 1265, foi legitimado por carta real.
[do primeiro casamento:]
1.2. Dom Nuno Nunes de Chacim.
1.3. Dom Gomes Nunes de Chacim.
1.4. Theresa Nunes de Chacim, casada com Fernão Pires de Barbosa, filho de Dom Pedro Nunes de Barbosa e de Elvira Martins da Maya. Theresa faleceu antes de 1284, e Fernão casou-se pela segunda vez, com Estevainha Fernandes Barreto, filha de Fernão Gomes Barreto e de [...]. Sem filhos destes dois casamentos. Fernão teve filhos naturais com Domingas Miguéis. Fernão faleceu em 1320.
1.5. Dona Maria Nunes de Chacim, casada com Fernão Esteves Pintalho, filho de Estevão Annes da Maceira, o Pintalho Pardo, e de Urraca Viegas de Portocarrero.
1.6. F... Nunes de Chacim, casada com Gonçalo Annes Reboreda.
[do segundo casamento:]
1.7. Gil Nunes de Chacim, casado com Maria Martins Zote, filha de Martim Pires Zote e de Maria Vicente de Urgueses. Após a morte de Gil, Maria casou-se pela segunda vez, em 1297, com Mem Rodrigues de Vasconcellos, filho de Rodrigo Annes de Vasconcellos e de Mécia Rodrigues de Penela. Após a morte de Maria, Mem casou-se pela segunda vez, em 1308, com Constança Affonso de Brito, filha de Affonso Annes de Brito e de Ausenda Pires de Oliveira.
1.8. Heitor Nunes de Chacim, casado com Dona Marquesa Gil de Soverosa, filha de Gil Vasques de Soverosa e de Aldonça Annes.
1.9. Sancho Nunes de Chacim, casado com Dona Theresa Vasques Lagomba, filha de Vasco Gomes Lagomba e de Dona Maria Peres.
1.10. Álvaro Nunes de Chacim.
1.11. Urraca Nunes de Chacim, casada com Martim Annes do Vinhal, viúvo de Sancha Pires de Paiva (filha de Pedro Annes de Paiva e de Dona Sancha Gil de Jolda), filho de João Gomes do Vinhal e de Maria Peres de Aguiar. Foram pais de:
2.1. Nuno Martins do Vinhal, casado com Maria Alonso de Sotomayor, filha de Alonso Garcia de Sotomayor e de Urraca Perez Barroso. Foram pais de:
3.1. Maria Martins do Vinhal, casada com Martim Rodrigues de Rebello, viúvo de Maria Annes Espinhel, filho de Ruy Vasques e de Theresa Soares de Gusmão. Após a morte de Martim, Maria casou-se pela segunda vez, com Ruy Paes Guedes, filho de Payo Guedaz e de sua segunda esposa, [...].
1.12. Sancha Nunes de Chacim, casada com Lourenço Soares de Valladares, viúvo de Dona Maria Mendes de Sousa (filha de Dom Mem Garcia de Sousa e de Dona Theresa Annes de Lima), filho de Dom Soeiro Paes de Valladares e de Dona Estevainha Ponce de Bayão.
Lourenço foi Fidalgo do Conselho.
Foi senhor de Valladares, e senhor de juro e herdade de Tangil e de Oliveira do Douro.
Foi Fronteiro-mor de Entre-Douro-e-Minho.
1.13. Dona Theresa Nunes de Chacim, casada com Fernão Peres de Barbosa.