Nasceu em 1680, na freguesia de Couto de Esteves, no concelho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, em Portugal (batizado em 15 de Dezembro de 1680).

Em os quinze dias do mês de Dezembro de mil e seis sentos e oitenta @ baptizou o Rdo Pe Joam Soares do Couto a DOMINGOS, fo de Joam Manoel, de Parada, e de sua mer Ma Jorge, foram padrinhos Joam Tavares, de Lourizello, e Catarina, soltra, fa de Dos Tavares, do Loureiro, em fee do q eu o Pe Cura Luis de Sampayo fis e asinei este termo, dia mes era ut supra.
Filho de João Manoel e de Maria Jorge (Manoel).

Aos vinte tres dias do mes de Junho de mil e sete centos e outo annos, nesta Igra do Coutto de Esteve, na minha prezença e das testemunhas abaixo nomiadas, se reçebeo DOMINGOS JOÃO, filho de Joam Mel e de sua mer Maria Jorge, do lugar de Parada, desta frega, com DOMINGAS JOÃO, fa de Mel João e de sua mer Catharina Mel, ia defuncta, do lugar de Lourizella, e se receberam na forma do Sagrado Comssil. Trid. e Const. deste Bispdo, testas q prezentes estavam Joam Tavares, da margim da va, Domingos Frz, de Parada, Franco Jorge, Po Roiz, Po Henriques, todos do mesmo lugar, e outro mais povo, e por verde fiz este termo este termo q assignei, era ut supra.
Casou-se em 23 de Junho de 1708, em Couto de Esteves, com Domingas João, filha de Manoel João e de Catharina Manoel.
Foi pai de pelo menos uma filha:
1.1. Josefa João, nascida em Couto de Esteves. Casou-se em 29 de Setembro de 1742, em São Tiago do Codal, com Manoel de Sousa (Rodrigues), filho natural de Francisco Rodrigues (Sousa) e de Marianna de Sousa.