Nasceu em 1704, na freguesia de São Tiago do Codal (atual Codal), no concelho de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, em Portugal (batizada em 16 de Outubro de 1704).

Em os desasseis dias do mes de outubro do anno de 704, baptisei eu o Pe Manoel Pacheco Siqra, a ANTA MARIA, filha de Manoel Soares e de sua mer, do lugar de Fundo de Aldea, de q forão padrinhos o Capitão Manoel Barbosa e Anta Barbosa, filha de João Barbosa Soares, e por assim ser verdade passei esta q assignei, hoie 16 de outubro de 704.
Filha de Manoel Soares de Alexandre e de Apollonia Manoel Mendes.

Aos vinte dias do mes de julho de mil e sete sentos e vinte e tres annos, se receberão por marido e mulher em minha prezensa e das testemunhas abaixo nomeadas, nesta minha Igra de São Tiago do Codal, no altar, recebeo ANTA MA SOARES, filha legitima de Manoel Soares de Alexandre e sua mer Appollonia Mel Mendes, moradores em Armental, recebeo por seu marido legitimo FERNANDO PINHEIRO, fo legitimo de Dos Joam e sua mer Ma Pinheira, moradores em S, Martinho, frega de São Pedro de Bella, os quais forão denunciados na forma da Const. deste Bispado, e lhe não sahio impedimento algum, e como manda a Const. [...], forão mais testas q presentes estavão o Rdo Pe Dos Fernandes, o Pe Anto da Costa, o Pe Anto Pinheiro, todos da da frega de Bella, de que fis este assento que asinamos era ut supra.
Casou-se em 20 de Julho de 1723, em São Tiago de Codal, com Fernando Pinheiro, filho de Domingos João (Pinheiro) e de Maria Pinheiro.
Foi mãe de pelo menos dois filhos e cinco filhas, citados acima.