Fernão Rodrigues Pacheco
Nascimento: ~ 1198
Origem: Portugal

Nasceu por volta de 1198, em Portugal.

Filho de Dom Ruy Pires de Ferreira e de Theresa Pires de Cambra.

 

 

Fernão foi o primeiro a adotar o sobrenome Pacheco.

Foi o quinto senhor de Ferreira de Aves.

Foi Alcaide-mor de Celorico da Beira.

Em 1245, Fernão "defendeu valorosamente a Praça de Celorico da Beira do cerco que lhe pôs o Conde de Bolonha (irmão de Dom Sancho II)". Durante este cerco, quando a cidade estava passando fome e já não havia esperança de que pudesse resistir por muito tempo, passou sobre o castelo uma águia levando uma truta em suas garras. Ao perceber que a águia deixou o peixe cair dentro de suas muralhas, Fernão decidiu usar um estratagema para enganar o inimigo: mandou cozinhar a bela truta e ofereceu-a ao Conde de Bolonha. Diante desta demonstração de fartura, o Conde concluiu que a cidade jamais se renderia, e retirou-se com suas tropas. Mais tarde, quando descobriu o engano, o nobre elogiou o estratagema.

Em 1248, com a morte de Dom Sancho II, seu irmão, o Conde de Bolonha, assumiu o trono português como Dom Affonso III. Mas apenas após ter certeza de que era verdadeira a notícia da morte de Dom Sancho II, Fernão finalmente lhe entregou o castelo, sobre a sepultura do rei morto.

Fernão foi Rico-homem "muito estimado do Rei Dom Affonso III" (1248 - 1279).

Foi do Conselho de Dom Affonso III.

 

 

Resultado de imagem para celorico da beiraResultado de imagem para celorico da beira truta

Celorico da Beira e seu brasão retratando a águia com a truta

 

Casou-se com Constança Affonso de Cambra, viúva de Estevão Mendes da Silva, o Petite (filho de Mendo Sanches da Silva e de Maria Soares de Urrô), filha de Dom Affonso Annes de Cambra e de Dona rraca Pires Ribeiro.

Fernão faleceu após 1251.

Foi pai de três filhos:

1.1. João Fernandes Pacheco, casado com Estevainha Lopes de Paiva, filha de Lopo Rodrigues de Paiva e de Theresa Martins Xira.

1.2. Martim Fernandes Pacheco, o Baralha. Sem filhos.

1.3. Fernão Rodrigues Pacheco.

 

[+] Fontes e comentários